Dicas Valiosas | Brasiliana Joias

Dicas Valiosas

A Natureza oferece nossa matéria prima principal: a prata (Ag). Nossa equipe oferece joias diferenciadas e com qualidade. Entretanto, toda joia deve ser tratada com carinho para durar por muitos anos. Assim como as joias de ouro, as joias de prata não são diferente. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar na limpeza e conservação de suas joias da Brasiliana.

Danos Físicos

Uma das características do metal prata é ele ser maleável, o que é ótimo para o setor joalheiro. Essa propriedade permite a produção de joias mais chiques e sofisticadas, com design inovador e de beleza excepcional. Entretanto, essa mesma propriedade deixa a joia de prata mais sujeita riscos, amassados e quebras.

Por isso, evite atritos e quedas de suas joias de prata, para que as cravações não sejam danificadas, além de outros danos que também podem ocorrer de forma irreversível. As correntes também devem ser manuseadas com carinho para que elas não se quebrem ou amassem, pois geralmente esses danos não são passíveis de concerto.

Limpeza e Conservação

A Prata de Lei (925) pode escurecer, pois essa característica é natural deste metal. Esse processo de oxidação é facilmente reversível, utilizando-se os produtos adequados para limpeza de prata. Após o uso, sempre utilize uma flanela macia e seca para limpar suavemente suas joias antes de guardá-las. De preferência, sempre guarde suas joias de prata em locais escuros, pois a claridade contribui para a oxidação da prata.

Caso necessite de uma limpeza mais profunda, limpe sua joia de prata apenas com água, sabão neutro e escova de dentes com cerdas macias. Mas lembre-se de que este método não pode ser utilizado para limpeza de pérolas e joias de couro.

As gemas naturais orgânicas, especialmente a pérola, e o couro são sensíveis aos produtos químicos, atritos e quedas. Eles perdem o brilho facilmente e de forma irreversível. O couro natural precisa ser limpo com pano seco sempre após o uso. Periodicamente, ele deve ser limpo e hidratado com produtos específicos para esse material durar mais.

Produtos Químicos

Os produtos químicos são agressivos às joias de prata, especialmente os ácidos e os que contem enxofre. Eles podem danificar suas joias deixando as opacas e sem vida, além de oxidadas. Dessa forma, é importante evitar o contato das joias com todos os produtos químicos, incluindo cremes, detergentes, substâncias ácidas, água de piscina, suor, perfumes, xampus para caspa e demais produtos abrasivos.

Existem no mercado produtos para limpar a prata. Nós não recomendamos a utilização desses produtos, pois eles podem corroer a joia de prata ao longo do tempo, causando danos irreversíveis.

Joias são joias e todas elas devem ser manuseadas com carinho para serem eternas.